quarta-feira, 25 de julho de 2018

A DOENÇA DA NORMOSE





Roberto Crema, Pierre Weil e Jean Yves-Leloup nos falam sobre a NORMOSE, a mais terrível de todas as patologias: anomalia da normalidade medíocre, suportada por um alienado consenso social. “O normótico é a pessoa adaptada a um contexto dominantemente mórbido e corrupto que, com o seu conformismo e inércia, realimenta o sistema enfermo, mantendo o status quo”. “Um reflexo de nosso descuido, das distorções das nossas instituições, do cinismo e do desamor generalizado”.

Segundo eles, nós estamos aqui para liderar. Se isso não acontece é porque nos perdemos: “ouvimos demais papai, mamãe, a sociedade, os vizinhos, os professores distraídos, e também porque nos conformamos com uma miséria confortável”.

Assim, existem três tipos de seres humanos:
Os degenerados: aqueles que nascem e morrem piores do que nasceram.
Os que mantiveram a saúde: aqueles que nascem e morrem como nasceram.
E os que aceitaram o desafio da evolução: aqueles que nascem e se tornam quem são, assim como uma flor se torna uma flor, uma mangueira se torna uma mangueira.

Liderar é sermos donos da nossa própria história. Essa é a condição mais exigente perante a vida. No entanto, a Normose nos obriga a desinvestir do nosso potencial máximo e a mergulhar no poço de nós mesmos; sermos fracassados,como Jung disse.

Se conseguimos desligar os nossos pensamentos é porque somos um líder na nossa mente. Se não, estamos sendo levados, estamos sendo pensados: não somos o pensador, não somos o sujeito.

A solução passa por fortalecer a alma, através de um processo de alfabetização psíquica. Aprender sobre emoções, sentimentos, exercitar relacionamentos. Enfim, aprender a aprender sobre si mesmo.

O líder é a pessoa que se conheceu e se conquistou: 
“Eu não sou o que me aconteceu. Eu sou aquilo que escolho me tornar” (Carl G. Jung).

Você lidera seus pensamentos, seus sentimentos, suas atitudes? 
Você é senhor na sua própria casa?


Por Melissa Samrsla Brendler
Psicóloga - CRP O713831
Atende em Porto Alegre - RS


Ref.: CREMA, Roberto. LELOUP, Jean-Yves. WEIL, Pierre. Normose, a patologia da normalidade. Editora Vozes.