domingo, 13 de dezembro de 2015

A Generosidade do Silêncio




        Eu sempre gostei do silêncio. Quando consigo ficar sozinha em casa procuro não ligar a TV e nem o som. Gosto de apreciar, de estar atenta a tudo que passa, tanto externamente quanto internamente dentro de mim: os pássaros cantando lá fora, o som do vento batendo nas árvores, os cachorros latindo, a cidade acontecendo e os meus pensamentos, sentimentos e emoções, participando ou não de tudo isso, marcando ali a sua presença.

O silêncio, ao invés do que muitos podem pensar, não me aliena do mundo. Ao contrário, me leva a mergulhar no meu mundo interior e me conecta ainda mais com o mundo exterior. As opiniões dos outros, os acontecimentos, as demandas do dia-a-dia, minhas dúvidas e conflitos pessoais, tudo neste momento encontra o seu lugar, se dissolve, se organiza, se renova. O silêncio é uma necessidade que me ajuda a não ser levada pela correnteza deste mundo caótico.

Talvez, em função disso, tenho observado a dificuldade que as pessoas têm de lidar com o silêncio. Principalmente em um encontro, em uma conversa. As pessoas falam, e falam muito. Poucas são aquelas que realmente procuram escutar a voz do outro, ou o que o outro tem a dizer. E de forma angustiante, ansiosa, falam muito sobre si mesmos.

Não sei se é porque eu aprendi a gostar do silêncio, ou talvez por causa da profissão que escolhi, mas acredito que mais importante do que saber falar é saber escutar. Escutar, na verdade é um grande desafio. Escutar não é o mesmo que ouvir. É mais que ouvir. Escutar é silenciar. É ir ao encontro incondicional do outro, sem defesas, e estar aberto ao aprendizado que este outro pode me trazer.

O problema é que nesse mundo barulhento em que vivemos, voltado o tempo todo para as coisas exteriores, somos quase que pressionados a falar. Quem não fala incomoda. E então falamos. O tempo todo! Não escutamos e nem somos escutados. Nos tornamos solitários, porque estamos demais centrados em nós mesmos, preocupados em apenas falar e não escutar.

Mas porque o silêncio incomoda tanto? Por que ele é tão ameaçador? Por que precisamos estar o tempo todo preenchendo nosso mundo exterior e interior com tanta fala, com tanto ruído e com tantas tarefas?

Quem experimenta sabe: o silêncio fala sobre nós. O silêncio nos coloca em uma posição passiva em relação ao outro e a nós mesmos, e nos expõe a possibilidade de sermos surpreendidos e abalados por aquilo que o outro diz e, também, por aquilo que encontramos dentro de nós. O silêncio nos arrisca a contemplar o desconhecido, o novo, o vazio. O silêncio nos despe de nossos preconceitos, de nossas verdades absolutas, de nossas certezas, e talvez nos faça abrir mão de algumas delas. O silêncio nos incita ao movimento. Está aí a dificuldade.

Silenciar, na verdade é se entregar. Se entregar ao outro e se entregar a si mesmo. E o que é a entrega se não um profundo ato de coragem, de renúncia, de desapego e liberdade? 
Quantos de nós estamos realmente dispostos?

Fica a pergunta e também o meu desejo pessoal.

         Pratiquemos todos a generosidade que o silêncio nos propõe.



Por Melissa Samrsla Brendler


* Texto especialmente produzido para o Programa Psicodrops, que vai ao ar todas as terças e quintas-feiras, às 19 horas, na Rádio Mutante. 



*Inspirado no artigo "Por que as pessoas falam tanto?" de Eliane Brum, jornalista e colunista da Revista Época.


2 comentários:

  1. Olá Mel!
    Gostei muito do texto. Percebo isso também na sociedade contemporânea, o desprezo pelo silêncio, pela solidão, pelo escutar. Parece que o "eu" sempre tem mais problemas que o outro, sempre tem mais a falar, sempre tem que estar em grupo. No entanto, vejo isso apenas como ações que refletem individualidade, egoísmo e dificuldade em lidar com os próprios sentimentos ou quem sabe olhar para si mesmo sem máscaras. O silêncio propicia autoconhecimento, mas nem todos querem se conhecer. O silêncio nos propicia empatia, mas nem todos querem se dar o trabalho de olhar o outro com ternura e compreensão. Sendo assim, vivemos num imenso barulho que no fim das contas não diz nada.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erik! Fiquei muito feliz com a tua visita e com o teu comentário! É isso mesmo. Obrigada! Abraços pra ti também!

      Excluir